top of page
  • Foto do escritorAntonio Neto

Estado de São Paulo irá liberar o uso de máscaras em lugares abertos dia 11 de dezembro

Atualizado: 7 de jan. de 2022

A Medida foi proposta por conta do avanço da vacinação, número baixo de casos, óbitos e internação por covid-19, obrigatoriedade deixa de valer em dezembro


O governo do estado de São Paulo decidiu nesta quarta-feira (24) que irá liberar o uso obrigatório de máscaras em lugares abertos. A Medida foi anunciada em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (24) e a obrigatoriedade continua valendo em todo o estado para ambientes internos e externos.


De acordo com o governador do estado, João Doria (PSDB), o uso das máscaras continuará sendo obrigatório em locais fechados, incluindo estações de trens, metrôs e "centrais de transportes públicos" a céu aberto em todo Estado. Doria destaca que até a data da flexibilização em dezembro, 75% de toda a população do estado estará totalmente vacinada já com a primeira e a segunda dose aplicadas. "O Estado de São Paulo deve alcançar 75% de pessoas com as duas doses da vacina. Até o dia 30 de novembro esse número deve superar os 80% de cobertura vacinal", disse Doria.


No fim de outubro, o estado do Rio de Janeiro se tornou a primeira capital do país a flexibilizar o uso de máscaras e também desde o dia 3 de novembro, o Distrito Federal também deixou de exigir o uso de máscaras em locais abertos. Em seguida foi a vez de Porto Velho, capital de Rondônia.


“Tomamos essa medida baseados nas evidências científicas que demonstram uma queda superior a 90% no número de óbitos e internações em relação ao pico da pandemia, e à aceleração da vacinação no estado”, disse o governador do estado.


O estado de São Paulo lidera o ranking de cidades com mais doses aplicadas contra a covid-19, tendo 100% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose e 73,48% com o esquema vacinal completo. Ainda pelo menos 4,5 milhões não retornaram aos postos de saúde para tomar a segunda dose das vacinas contra covid-19 e completar o esquema vacinal.


Agora a decisão será dos municípios se irão botar em vigor a proposta da flexibilização imposta pelo do governo nesta quarta-feira ou não. Até então, as medidas de combate à pandemia do coronavírus ainda estão em vigor e exigem que sejam cumpridas, que as pessoas ainda mantenham o distanciamento social, evitando aglomerações, usando máscaras e adotem medidas de higiene pessoal, como lavar frequentemente as mãos e usar álcool em gel.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page